domingo, 14 de março de 2010

Professora...?

Depois de 10 dias em Praga, finalmente o projeto começou nas escolas.
A professora de inglês da escola Arcus, responsável por nós no colégio, nem parecia professora. Nova, bonita e elegante, não faltava simpatia e hospitalidade. Aliás, isso não faltava no colégio todo.
Era escola particular; lá as coisas eram um tanto diferente do que como são no Brasil. Os alunos levantam toda vez que o professor (ou, no caso, eu) entra e só sentam quando você dá permissão ou começa a falar. Super disciplinados =p
Não precisa pedir nada pra ninguém, eles fecham as cortinas, apagam a luz, ligam e desligam o computador, arrumam seu material...! E, em geral, tão sempre muito atentos durante as aulas. Assim fica fácil, né? Nem tanto....
Todo dia, as aulas começavam as 8h e tínhamos 2 séries por 3 horas, com break de 10'~15' a cada 45'. A escola tinha 198 alunos, de primeira (11~12 anos) a oitava série (18~20). Terminávamos por volta das 1h30' e íamos almoçar no restaurante/bandeijão da escola.
Bom, a semana começou com a Iva (professora), que mora perto da gente, nos esperando no metro para nos levar a umas 10 ou mais estações de distância... todo dia 30 minutos pra ir e para voltar.. A primeira hora da segunda-feira foi dedicada a cerimônia de abertura, da qual não entendemos nem metade, porque foi tudo em checo!
A escola inteira estava bem animada com a nossa presença. Todas as salas preparam apresentações sobre nossos países, sobre a República Checa e também colocaram fotos e textos nos murais =)

Apresentação dos alunos sobre a República Checa

Minha primeira aula foi com a segunda série. O ruim é que alunos muito novos não entendem muito bem inglês e isso complicou bastante. A insegurança bateu, porque acho que a aula não foi muito boa. Mas a segunda experiência, no mesmo dia, com a sexta série, foi bem melhor! Super atentos e interessados!
Depois disso, o resto da semana teria sido bem tranquila... se não fosse o ocorrido. Um dos alunos da quarta-série sofreu um acidente de trem e faleceu no domingo, um dia antes do nosso primeiro na escola. Os professores decidiram contar na última aula da segunda-feira. Sai da aula e vi um monte de gente chorando. E não foi muito diferente nos outros dias. Na terça, muitos estavam de preto e as turmas estavam extremamente sensibilizadas. Consegue imaginar como isso afetou nosso projeto? A gente nem é professor profissional, nunca tinha dado aula antes... e logo na primeira semana, tivemos que lidar com uma situação totalmente inesperada e super difícil. Felizmente, não tivemos grandes problemas com isso. Claro que, não podíamos exigir muito das turmas mais afetadas (terceira, quarta e quinta). Também tentamos fazer apresentações mais sérias, para não desrespeitar o luto. Tenso? Sim, foi muito. Mas no final deu tudo certo.

O almoço começou mal: um salsichão horrível com feijões gigantes. Argh. Mas foi melhorando a cada dia. Peixe com batata, Arroz com frango, macarronada... Provei o mesmo prato checo que já havia provado na semana anterior. Era pão cozido (sim, cozido na água, não assado) com carne e molho doce (mas dessa vez pedi para tirar o molho hehe). Todo dia tinha sopa e uma fruta ou doce de sobremesa. Estranhei que aqui é comum tomar leite ou chá quente junto ao almoço. Nem todo dia tinha suco...
Interessante o sistema de almoço deles: cada um paga R$2,50 por almoço, no fim do mês. E eles escolhem o prato que vão querer (2 opções por dia) via uma maquina, tipo caixa eletrônico, toda sexta-feira para a semana seguinte. Interessante também que, assim como quando acaba as aulas, todo dia eles Colocam as cadeira em cima das mesas, tanto na sala de aula, quanto no refeitório. E eles comem absurdamente rápido.

Na quinta, tivemos global village. Usamos dois ginásios: um para colocar as mesas com objetos típicos e um para jogar esportes com os alunos. Dividimos os alunos em 6 grandes grupos e fomos, nas quatro horas, apresentando os objetos, dançando danças típicas (aprendi a dançar uma italiana ahuauha mó legal), jogando esporte (eles nunca tinham jogado peteca =p), ensinando palavras e trava-línguas, etc.
Na sexta-feira, tivemos uma mini cerimônia de encerramento. Parecia que a gente era celebridade: todo mundo tirando foto, pedindo autógrafo!, vindo despedir.. até ganhamos uns presentes da escola =p

Colando cartaz antes da apresentação

Em suma, gostei de dar aula, de ser "professora". Mas tento encarar mais como apresentação/palestra de jovem pra jovem... Ser professor traz muita responsabilidade. E deu pra sentir isso bem na pele nessa semana!
No geral, a experiência foi muito boa! Acho muuuito difícil alguma escola bater essa! Mas vamos torcer para que todas sejam tão legais e receptivas quanto! =)

Beijos =*

5 comentários:

  1. Que bacana Noa, parabéns por tem dado certo a primeira semana do projeto! Imagino o frio na barriga nas primeiras aulas mas depois tudo deve sair bem naturalmente !!

    ResponderExcluir
  2. Oi Noa!
    Que da hora que está curtindo a experiência de dar aula!!
    Às vezes acontecem coisas com que não estamos preparados, mas isso faz parte (e é aí que crescemos mais!).

    Pra variar, estamos os dois dando aula, mas em lugares bem distantes! ueahueaea

    Muita muita saudade

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ninguém merece leite quente no almoço... Huahuahuhauha!

    Deve ser uma experiência completamente diferente de qualquer coisa que você já fez(quiçá que vai fazer) na vida! Parabéns pela conquista!

    Fe, brilha muito em Praga. =P

    Bjs,

    PS: Num sei pq, mas to como GUGA uahuahuahua

    ResponderExcluir
  4. Frio na barriga sempre dá, agora que tá começaaaando a ficar menos intenso =p

    E Cadu, não tem jeito, a gente tá sempre fazendo algo parecido da vida... ainda acho que a gente tem que trabalhar juntos pra sempre ahuahaha

    E "Guga" (hauahauha), não é leite quente, é só chá quente.. o leite é temperatura ambiente. E as vezes é sabor banana hauahhaha mas eu só tomei chá e suco.. =p

    Beijos, amores.. saudades!

    ResponderExcluir
  5. Tensissimo!
    Mas você deve ter lidado bem com a situação.

    Que bonitinha que você está de prof nas fotos. E sim, não pense como aula, pense como um treinamento ou apresentação... fica até mais chique =P

    Beijão minha querida

    ResponderExcluir