segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quanta mudança alcança o nosso ser...?

É, acabou.

Mas ainda ficaram algumas coisas pra contar... dessa vez sem esquema de highlight, etc.:

Brno

Todos os trainees que estavam na República Tcheca se reuniram para a terceira edição da Trainees Party! Dessa vez em Brno, cidade a umas 2~3h de Praga. A ida ficou registrada pela minha companheira de dancinhas rídiculas, Zizi. Fomos treinando para a festa os passos "lavar roupa", "ping-pong", "malhando", "rick roller", etc. Tinha todo um repertório ensaiado :)
Chegamos, demos de cara com, pra variar, maaaaaaais escadas e descobrimos que já estávamos atrasados. Fomos para o esquenta no escritório da AIESEC. Comida, bebida (Mussolini), roll calls, todos os continentes presentes, enfim, típica festa AIESECa =p De lá, club, dancinhas ensaiadas em ação, pizza e casa!

Trainees Party

Todo mundo dormiu atolado num apê minúsculo, então quando o primeiro acordou, todos foram obrigados a acordar junto, ou seja, 7h da madrugada!!! Dia seguinte é dia de contar os causos e dar muita risada :) análises de calendários, maçãs, café da manhã e louça marcaram o início do dia. Depois fomos almoçar e hum, que delícia: lasanha! Andamos pela cidade, mas acabamos não indo ver o castelo. Fomos pra casa, mortos de cansados e com gosto de quero mais!


Última semana

Tempo de fazer sightseeings deixados pra última hora, despedir-se de pessoas e lugares, comprar souvenirs e cumprir promessas! Tudo atrapalhado pela combinação de chuva, resfriado e preguiça...
Mas valeu, só não consegui ir ao museu principal - 2 vezes que tentei estava fechado, outras não deu tempo ou acabei ficando em casa...
Consegui finalmente cumprir a promessa de fazer lasanha pro pessoal do flat, brigadeiro pros alunos, ensinar brigadeiro pro Martin, subir nas torres que eu sempre quis subir, conhecer alguns lugares e pontos turísticos da cidade... Também comprei souvenirs depois de muito andar pra cima e pra baixo com o paciente Orlando, na chuva e no frio, procurando coisas interessantes e acessíveis! E a cada lugar que eu passava, eu pensava que poderia ser a última vez...

Aos poucos fui me despedindo das pessoas. Última reunião geral na AIESEC Praga acompanhada de pub, última Movie Night (filme colombiano, "Sonhar não custa nada" vale a pena!), última vez no parque de Uzjed, ida a "praia" a 15min de casa, saída na sexta para ir na balada mais famosa da cidade - uma de quatro andares com ambientes diferentes, que, na minha opinião, não vale a pena: só bêbado e o chão cheio de vidro quebrado, muito lotada... mas valeu a sair com galera, que não falha nunca :)

Balada de 4 andares

Bondinho no parque

E o fim cada vez mais perto...

Tentei não chorar o fim de semana todo. 80% de sucesso.

Sábado fomos a algo chamado Zombie walk, em que as pessoas se vestiram de zumbis e percorreram o centro turístico da cidade, ou seja, lotado, grunhindo e atuando como, an, zumbis. Com maquiagem e roupas totalmente improvisadas, fui com pasta de dente na cara, batom vermelho da Zizi, roupa preta abandonadas no flat, arma (falsa) do século 19 e uma doação de sangue de última hora. Experiência muuuito legal, risadas e grunhidos de sobra. Mas, pra variar, o melhor foi a companhia.

Zumbis

A noite, minha festa de despedida. No começo achei que não iria quase ninguém, até fiquei meio triste. Mas no fim, todos que realmente importavam e até bastante pessoas inesperadas apareceram! Começou com um "churrasco", terminou com a galera bebada fazendo luau haha xD com direito a Mussolini e Shots da Nova Zelândia, o que foi legal mesmo na festa foi ver quantas pessoas interessantes eu conheci e como cada uma delas afetou minha vida... e daí veio a choradeira.

No dia seguinte fomos, enfim, ao restaurante brasileiro! Churrascaria!!! Deu pra matar um pouco das saudades, mas na verdade, não tava muito bom... carne salgada, faltou queijo coalho... Pelo menos tomei guaraná (a R$7,50 uma latinha...) e comi comida decentemente :) Passei a noite com o pessoal do flat, fingindo ser uma outra qualquer, não fosse pelas pontadas de tristeza que batiam e os olhos cheios de água.

Brasileiros, guaraná e suco de laranja!

Restaurante Ambiente

Mudança. Enquanto eu fazia as malas, ouvia Paralamas: "eu hoje joguei tanta coisa fora, eu vi o meu passado passar por mim...". Sim. E marcou bastante.
Cozinhei a refeição típica pela última vez: macarrão ao molho de queijo branco com brócolis e frango grelhado. Sobremesa? Brigadeiro.
Os meus amigos mais próximos - Zizi, Gui, Gill e Rucha - fizeram um vídeo. Chorei.
Outros amigos muito importantes apareceram: Mihai, Seri e Martin.
Depois dançamos Rick Roller maisssss uma vez, passei o bastão de grandmother da casa pro segundo trainee mais antigo do apê (Gui), descemos os 102 degraus e pegamos o metrô pela última vez.

Pois é, e veio a segunda-feira 17/Maio, 21h30 (GMT+1h). Despedida. Definitivamente a pior e a melhor parte do intercâmbio todo.
A pior dispensa explicações. A melhor porque é aí que você vê o quanto tudo foi muito bom, independentemente dos maus momentos. É aí que você tem mais certeza das amizades verdadeiras. É aí que você pensa, sem parar, "daria tudo pra ficar".

E eu fui...


Caminho Praga - Brasov, 20h de ônibus

De quem vou sentir saudades

-Gui: e não é que eu fiquei feliz instantâneamente quando ouvi que um tal de Guilherme ia vir e ia dividir quarto comigo? Não faz sentido nenhum, eu não queria que tivesse outro brasileiro, quanto mais dividir quarto com menino... Mas parece que meu palpite tava certo. Entre muitos macarrões, brócolis, frangos, sucos de laranja e, claro, chocolates!, percebi que o que importa não é a refeição, e sim a companhia. Duvido que essas comidas vão ter o mesmo gosto sem ti. Meu gaúcho preferido, o Gui é raro. Veio pra ficar. Frase típica: For sure!


-Zizi: não tem pessoa mais doce, querida... amiga pra toda vida, pra todas as situações! Impressionante como, independente das diferenças de cultura/países/criação, a gente se identifica tanto. Parece que desde a primeira vez que nos conhecemos teve um click de amizade instantânea. Sinto que a conheço há anos... e quero muitos e muitos anos ainda com ela na minha vida! Frase típica: Jesus!!


-Rucha: energia pura! Sempre agitando todo mundo, criando situações com sua cara de pau :) é assim que vou lembrar da Rucha: alto-astral! É sempre bom ter ela por perto! Perceptiva, atenta e sensata, com o tempo vi que também podia contar ela como amiga pra todas as situações. Fechou o Triple A junto comigo e a Zizi. Frase típica: Booooring!


-Gill: um verdadeiro achado nesse mundo. Quem não conhece o Gill? Quem não gosta dele? Quantas vezes ele já te ajudou? Quantas coisas boas você já passou com ele? Não consigo imaginar o que seria de nós sem o Gill... mais da metade das melhores histórias começaram com ele! É ele quem puxa a galera, é ele quem sabe lidar com tudo e com todos, é ele o responsável por grandes momentos que vivi... não é a toa que o chamamos de Grandpa (avô)! :) Sempre alegre, sempre olhando pro lado positivo das coisas, sempre com uma grande luz, iluminando todo mundo. Frase típica: Ahaaa. & Yo, yo.


-Jessica: já estava fazendo falta. Cheia de surpresas, a Jess me fez perceber como as pessoas vêem as coisas de pontos de vista totalmente diferentes. Carinhosa e amigável, foi a estrela dos causos engraçados do projeto!


-Alex: também já estava fazendo falta. Menina forte, decidida e dedicada, a Alex era a mãe da galera, quem puxava o pessoal do projeto, quem fazia com que tudo andasse da forma como deveria ser. Mas mas que isso, ela é companheira e amiga. Verdadeira.


-Mihai: um grande irmãozão! Carismático, engraçado, apressado, estressado, inteligente, comprometido, prestativo, cuidadoso, preocupado... Sempre me senti a irmãzinha mais nova, ele tá sempre me ajudando, sempre querendo meu melhor! Espero ter feito o mesmo por ele...


-Orlando:
BRASILOMBIAAA!
Uma grande pena ter convivido tão pouco tempo com uma pessoa tão legal! O conheci por apenas duas semanas e tenho certeza que se tivéssemos mais tempo, seriamos grandes amigos! Cheio de qualidades, o Orlando é paciente, cavalheiro, inteligente, dança salsa e ainda cozinha! Partidão, ein meninas, forneço o contato para as interessadas! =p


-Martin: coordenador dos trainees, esse cara é O cara. O que aprontamos com ele, deixamos ele esperando, fizemos da vida dele um inferno =p nah, zuera, mas demos um certo trabalho sim! E ele pra gente também haha sempre sujando A MINHA cozinha e comendo O MEU brigadeiro hahaha mas muito bom tê-lo sempre por perto como coordenador. The best bad trainees coordinator ever!


-Seri: ótimo amigo! Foi muito legal dividir o apê (não oficialmente) com ele, refeições, sightseeings, conversa fora... gostava das nossas conversas, aprendi bastante com ele.


-Adéla: minha buddy! Sempre alegre, animada! Dedicada, compreensiva... e a responsável pela minha ida a Praga! :) Obrigada, Ady!


Do que vou sentir saudades

-Sistema de transporte - e da mulher do metro falando "Pristi stance, Narodni Triiiida" ou algo do tipo =p
-Morar do lado do supermercado e shopping
-Pizza de queijo em frente de casa, aberto todo dia de madrugada
-Ir ao cinema, boliche e sinuca do lado de casa
-Pub depois das reuniões da AIESEC
-Parques lindos
-Cidade linda, perfeita
-Jantas e almojantas com o pessoal - panquecas, lasanhas, macarrao com molho de queijo..
-Fins de semana agitados, com direito a pub, balada, passear, festa em casa, festa na casa de amigos, festa nos dormitorios, visitantes, sightseeing, etc...
-Fins de semana da preguiça (em que basicamente ficávamos fazendo nada em casa)
-Viagens com o pessoal
-Ir andar em Mustek (centro histórico da cidade) quando tava de bobeira
-Café Louvre (aberto desde 1902, tem o melhor chocolate quente que eu já tomei!!!)
-Harleys - pub que só toca rock, meu preferido!
-Da galera perdida - sempre dependiam de mim pra chegar nos lugares haha total sem senso de direção =p
-Contato com os alunos!
-Ah, certeza que de muitas outras coisas também... mas nada chega perto do quanto vou sentir falta das pessoas...

Do que NÃO vou sentir saudades

-4 andares de escada!!! Mentira, já tô sentindo falta... eu tava emagrecendooooo....
-Guarda-roupas pequeno
-Tomar banho sentada.. apesar de que as vezes era bom pra relaxar...
-Reunião longe e relativamente chata AIESEC de terça-feira
-Frio
-Alguns flatmates (que na verdade já tinham ido embora, mas vale lembrar)
-De falar sobre o Brasil
-Da frieza do povo tcheco
-Comida tcheca
-Sucos ruins
-Da galera sujando a minha cozinha
-Ah, deve ter mais coisa também, mas tô tão triste de não tá lá que nem consigo lembrar de coisas ruins ><


In my head

-Enquanto umas pessoas perguntam "por quê?" outras perguntam "por que não?".
-"E o fim é belo e incerto, depende de como você vê..."
-"Foi pouco tempo, mais valeu... vivi cada segundo..."


Fotos


(acho que a gente tende a tirar mais fotos no começo e no final das viagens xD)

Vídeos

-Vídeo que o pessoal fez pra minha despedida (mas ficou sem som no youtube, era a música Time of your life do Green Day): http://www.youtube.com/watch?v=9ZsVZNE4S4Y
-Vídeo que o Gui fez pra minha despedida: http://www.youtube.com/watch?v=t3MlN2MbKgs


Bom, agora não sei se esse é o fim do blog ou não. Ainda não decidi se vou continuar. Se decidir que sim, não sei se continuo nesse blog ou começo um outro só pra isso... enfim, posto aqui o novo link se for o caso.

Obrigada a todos que me acompanharam virtualmente nessa inesquecível viagem a Praga. :)
Saudades absurdas!

É isso, beijos e queijos...


AMO!

3 comentários:

  1. Awwnnnnnnnnnn.... que lindo
    Fico feliz por toda sua experiência queridinha

    ResponderExcluir
  2. Juro que por um momento quem quase chora sou eu!

    Simplesmente sensacional, Fe!
    Dã gosto de ver a sua "dedicação" a cada instante vivido no seu intercâmbio!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Noa.
    Intercâmbio é isso, crescimento, aprendizado, formação de amizades e infelizmente existe a parte de dizer tchau.
    Que bom que você aproveitou de forma intensa essa experiência.
    Fico muito feliz por você!
    E já quero te ver de novo!
    Beijos

    ResponderExcluir